miércoles, 17 de noviembre de 2010

 O karma e o Sendero Budista
Khenpo Phuntzok Tenzin Rinpoche
Linaje Drikung Kagyu de Budismo Tibetano
Santiago, Chile
Noviembre, 2004


Que é o Karma?
Karma é definido como ação, a ação gerada por nossas próprias elaborações mentais. O Karma é então criado pela mente, por sua força, daí vem todo o Karma, este é sua origem.  Mas o resultado criado por esta força de uma ação mental manifesta-se, a sua vez, através do accionar do corpo, palavra ou a mente, dão origem à virtude ou Karma meritorio e à não-virtude ou Karma não meritorio como aspectos duales. 

Esta ação de nossa mente que elabora visões do bem e do mau, do que gostamos e do que não gostamos, é entendida como absolutamente real, sendo que muito mais profundamente não o é, pois se trata mais bem de nossa própria ilusão. Ao seguir nossa ilusão veremos em nossas vidas os frutos de seguí-la,  e  assim  teremos  nosso  próprio  Karma  com  seus próprios frutos. Ninguém que não se tenha alumiado escapa a isto.

Qual é a origem do Karma?

O grande Bodhisattva Shantideva dizia “Quem dá origem aos sofrimentos? Nossas projeções mentais negativas criam-nos, nossas próprias negatividades originam-nos como resultado da não-virtude gerada por nossa mente. A diferença de nós, os seres de alta realização viram a natureza da mente e suas mentes se livraram das negatividades, eles estão Iluminados” e assim      paz  e  felicidade,  não    mais  Karma. O  sofrimento  tem  sua  origem  em o Karma contaminado  ou  negativo.  Os  ensinos  do  Buda  explicam-nos  que  o  ciclo  de existências do samsara e a cada um dos reinos que o compõem têm sua origem no Karma gerado pelos diferentes  seres  sintientes. 

Nossas próprias ações geram um Karma que dê origem à existência dos diferentes reinos do samsara.  O reino dos seres infernais existe em na medida em que nós o originamos em nossa mente, dado que tudo é uma projeção desta, estes reinos são da mente. Se conseguimos realizar ou entender muito mais profundamente a natureza do que chamamos mente, a qual é essencialmente vacuidade, isto é carente de elaborações mentais, estes reinos deixarão de existir.

Devido a nosso estado da confusão, da ilusão, estes reinos diferentes vão ser criados na mente e perseguidos por nós, mas não têm a existência fora dela. Como um sonho que nos parecessem assim reais, mas que ao acordar-nos nós tornamo-nos cientes de qual foi somente uma ilusão.
A gente pensa de que a dor deve ao Karma negativo, por isso agüentam muitas coisas em suas vidas. Mas não entendem também que podem subyugar o Karma o apurando ao pôr a mente Bodhicitta, e assim o sofrimento desaparece. A mente Bodhicitta em budismo é a mente que estima mais aos demais seres dantes que ela mesma. Nós podemos ajudar aos outros apurar seu Karma com esta mente, isto é real. Muita gente tem muitos problemas e o outro diz que é seu Karma e não os considera, mas também pode ajudar dar-lhes a paz. Às vezes um não é Karma, senão dos obstáculos e de nós pode ajudar se nós cultivarmos esta mente de Bodhicitta.  Outras pessoas perguntam-se e de modo que sejam infelizes e o outro felizes… este tipo de pensamento é negativo, é melhor pensar do que por meio de nosso sofrimento nós podemos ajudar e limpar o Karma de todos os seres sintientes, é melhor ser compassivos, sentir o compassem.  Muita pessoa tem a qualidade, não se transforma doente, etc., porque tem o Karma positivo, estas pessoas devem continuar fazendo ações boas e ter os pensamentos bons para continuar acumulando mérito, porque este não está partindo dar espontaneamente, porque é uma fruta.  Então, todas as coisas negativas e positivas do mundo vêm do Karma, e para essa razão nós somos deambulando no samsara.

Como surge o Karma en nossa vida?

Mas como vai  surgindo  o  fruto  do  Karma  em nossas   vidas?  Por exemplo, quando uma pessoa mata ou rouba, o Karma não aparece de imediato e as pessoas pensam que o Karma não funciona, mas pode surgir numa próxima vida, por exemplo quando uma águia voa muito alto não vê sua sombra, mas ao baixar novamente ela a volta a ver, justo baixo seu em seu vôo, pois nunca se separou dela. Uma pessoa bondosa pode ter muitos obstáculos, e não entende por que, mais não se dá conta de que se trata de fatos  do passado.  É importante pôr bons pensamentos para que não se volte a acumular o Karma, ser pacientes. Uma pessoa muito negativa que faz  muitas  ações  negativas  em     sua vida,  ainda que  tenha  qualidades,  vai  acumulando  Karma negativo.  Uma pessoa negativa que morre bem, rodeado de bem-estar e riquezas, pode que se vá aos mundos inferiores, a gente não vê isso. Um maestro que esta morrendo também tem Karma, com o sofrimento que senta em o momento de a morte pode limpar o Karma que lhe fica. Então se faço ações positivas estas se acumulam como gotas num mar, e num mar nada se perde, até que atingimos a iluminação. O mesmo ocorre com o negativo, um pensa que não têm importância estes pequenos atos negativos, mas sim a têm. 

O mais importante, como purificar o Karma para encontrar felicidade.

O primeiro é meditar sobre a lei de causa e efeito ou lei do Karma, permite-nos acordar e ver com os olhos abertos os sofrimentos que existem no Samsara e tomar consciência do Karma e seu resultado e lhe ter respeito e cuidar a todos os seres para não danarlos e lhes dar paz e felicidade

Depois ao analisar e paralelamente meditar damo-nos conta muito profundamente de a natureza dos fenômenos, e as elaborações ou projeções mentais cessam, mas em nosso estado como pessoas correntes nos é difícil de ver isto assim, pelo que a um nível convencional, não alumiado nós diferenciamo-nos entre o positivo e o negativo. Num nível convencional, por médio de nossas ações virtuosas e não virtuosas acumulamos Karma, experimentando o resultado que um mesmo criou.  Por isto um experimentará a felicidade como resultado da acumulação da virtude, e sofrimento como resultado da acumulação da não-virtude. A um nível convencional ou no estado de pessoas correntes incapazes de ver a natureza dos fenômenos, devemos ir verificando periodicamente que é virtuoso e o que não é virtuoso, e diferenciar estes dois aspectos, pois têm diferentes causas e diferentes efeitos ou resultados. 

Devemos tentar praticar a virtude que diz relação com a generosidade, disciplina ou moralidade, entusiasmo, paciência, meditação e sabedoria. Nossa prática central deve ser a motivação mental da mente Bodhicitta ou mente de Amor e Compaixão com todos os seres sintientes, prática que nos leva à Iluminação, pois é a mãe de todos os Buddhas. 

Logo o fundamental é saber como limpar a ignorância de nossa mente, a raiz do Karma e do deambular. Ao ter sabedoria não temos ignorância nem dualidade, soltamos o apego e o Karma se acaba.  A dualidade é pensar isto é meu e isto é teu, isto é mau e isto é  bom, quando cortamos esta dualidade já não temos ignorância e o Karma se acaba porque todo é bom. Uma pessoa que tem cancro, por exemplo, ainda que o doutor analise as células e as limpe, é difícil que saiba exatamente se foi o cancro. A mesmo passa quando sentimos que somos felizes, mas depois a felicidade se vai e não somos felizes. Isto é porque a ignorância ainda está presente, de forma muito subtil, a causa raiz não a sacamos e seguimos outra vez depois de nossas ilusões. A forma de sacá-la é através da sabedoria, isto nós permite limpar a mente e cortar com o Karma, e conseguir a iluminação.

O sentido de nossa prática budista é conseguir a iluminação por meio de uma prática interna, é um trabalho mental, não físico. Todos os budistas e os não budistas temos Karma, mas os budistas temos um método puro e tradicional a mais de 2.500 anos para trabalhar com ele, para purificar o Karma negativo e  beneficiar aos demais dantes que a um mesmo, o qual podemos conseguir com uma boa  prática  de meditação, esta  prática  é  lenta  e  requer  de esforço  e tempo, mas o benefício é tão grande que vale a pena pois após um tempo um pode dizer que é feliz novamente, de maneira profunda. Então, com a meditação chega acalma-a a mostra mente, com a prática chega a paz, e a mente se relaxa e apuram-se muitos eones de Karma negativo. No método do Tantra para  conseguir a purificação usa-se também a recitação  de Mantras, assim desenvolvemos menos ira e menos emoções daninhas e cultivamos uma mente em paz. Por suposto que para purificar o Karma com a meditação todos precisamos a um guia a nosso lado porque é um processo que requer tempo, esta é a verdadeira prática espiritual. A prática deve fazer-se com um bom maestro de meditação tradicional e reconhecido, que tenha  uma  linhagem  que  prova desde Buda Shakyamuni, ainda que encontrar a este maestro é uma conexão kármica, igual vocês podem ler e começar estudando  do  livro  de  um bom  maestro  tradicional e  reconhecido, que possua uma linhagem também tradicional.

Como o negativo surge em nossa mente espontaneamente e a mente de amor e compaixão que estima mais aos demais que a si mesma não o faz, então  lhes  peço  que  tenham  paciência  faz favor,  para  que  com  o  tempo  e  a  prática  suas  mentes  se  voltem  felizes,  e  também  possam  dar felicidade aos demais. 


Centro de Meditación Budista Drikung Kagyu
Ernesto Reyes 025, Providencia – Santiago
Fono 737.3608
Lunes a Viernes de 18.00 a 21.00
e-mail: drikungkagyu1@terra.cl     www.drikungkagyu.cl

(Esta enseñanza fue dada por el Venerable Khenpo Phuntzok Tenzin Rinpoche del linaje Budista Tibetano Drikung Kagyu en Santiago de Chile en Noviembre de 2004. Khenpo se encuentra enseñando en Santiago desde el año 1996 con su bondad amorosa a todos los que desean aprender. Fue transcrita por el grupo de traductores y transcriptores “Semilla de Sésamo” de la Sangha Drikung Kagyu de Santiago, Chile, en Noviembre del 2004). ED-2004-001
Versão a Portuguese por K.D. com as desculpas pelos erros.

No hay comentarios:

Publicar un comentario